Cifra Club

Como tocar os maiores sucessos de Erasmo Carlos?

Separamos as 10 melhores músicas de Erasmo Carlos para você aprender a tocar no violão ou na guitarra!

Em homenagem a um eterno grande nome do rock nacional, preparamos esta lista com as 10 melhores músicas de Erasmo Carlos para você aprender a tocar! Dessa forma, celebraremos as obras do cantor, compositor e multi-instrumentista.

Erasmo Carlos tocando violão sentado
Erasmo Carlos deixou em vida músicas super divertidas de tocar (Foto: Divulgação)

Certamente, o nome do Tremendão será lembrado por todos os amantes da boa música por muitos e muitos anos. Nesse sentido, para honrar o legado de Erasmo, nossa lista foi criada tendo em vista os maiores sucessos do artista!

10 melhores músicas de Erasmo Carlos para tocar

No geral, as músicas da nossa lista são fáceis de tocar. Você vai perceber que é possível executar com muita precisão grande parte das canções listadas aqui. Portanto, pegue seu violão e acompanhe nossa seleção de canções!

As músicas escolhidas por aqui hoje são:

  • Mulher (Sexo Frágil)
  • Sementes do Amanhã
  • Gente Aberta
  • Pode Vir Quente Que Eu Estou Fervendo
  • Do Fundo do Meu Coração
  • Sentado à Beira do Caminho
  • A Carta
  • Mesmo Que Seja Eu
  • Amigo
  • Gatinha Manhosa

1. Mulher (Sexo Frágil)

De uma forma geral, Mulher (Sexo Frágil) é bem fácil de tocar. Tanto pelas sequências de acordes quanto pela montagem dos shapes.

Uma ideia para incrementar os estudos é executar a música usando dedilhado. No mais, atente-se aos acordes G#m7 e G#m. Isso porque, apesar de apenas a sétima os diferenciar, a maneira de montar cada um deles é diferente.

2. Sementes do Amanhã

Sementes do Amanhã conta com 10 acordes, mas nenhum muito complexo. Se liga só nas pestanas dos shapes de F#m, Bm7, C#m e G#m. Esses dois últimos aparecem na 4ª casa do instrumento, lugar não muito usual para iniciantes.

Além disso, a canção apresenta uma sequência de acordes bastante interessante. Nesse sentido, preste atenção na harmonia da música. Isso pode ser um excelente exercício para você.

3. Gente Aberta

Uma ótima música para quem está aprendendo a tocar é Gente Aberta! A música possui apenas 3 acordes, tocados em uma progressão muito conhecida.

Deste modo, não há muito com o que se preocupar. Durante toda a canção, os acordes de C e Dm são tocados de forma alternada. O F aparece apenas na introdução da música. Pode apostar: você vai aprender essa em um instante!

4. Pode Vir Quente Que Eu Estou Fervendo

É ótimo saber que um clássico da Jovem Guarda é feito com apenas 5 acordes, não é mesmo? Ainda mais quando quase todos são muito simples de montar!

O único shape de Pode Vir Quente Que Eu Estou Fervendo que pode dar um pouquinho mais de trabalho é o F, porque é feito com pestana. Mas todos os outros são bem tranquilos.

5. Do Fundo Do Meu Coração

Talvez Do Fundo Do Meu Coração seja a música mais complexa da nossa lista. Mas, ainda assim, ela não é um bicho de sete cabeças. Acontece que aparecem alguns acordes bem diferentes dos que vimos até agora.

Preste muita atenção, por exemplo, nos acordes C5+ e F7+. O último porque o dedo 4 (mindinho) vai na sexta corda (Mizona). Já o primeiro, porque temos de usar todos os dedos para montá-lo.

Ademais, o shape de C#° é construído com uma meia-pestana mais os 3 outros dedos. Portanto, olhos atentos nesses acordes!

6. Sentado à Beira do Caminho

Sentado à Beira do Caminho possui 11 acordes. Atente-se às pestanas de F, Dm7 e G7. Além disso, os acordes C6, C7 e G7M têm montagens diferentes, o que pode dificultar um pouco para os iniciantes.

7. A Carta

Mais uma canção tranquila de tocar! Porém, dois dos seis acordes contém pestana (F e Bb). Portanto, atenção a eles!

Ademais, A Carta apresenta uma sequência de acordes fácil e uma levada gostosa de tocar. Desta forma, essa canção pode funcionar bem para você ampliar ainda mais o seu repertório!

8. Mesmo Que Seja Eu

Dos 10 acordes que aparecem em Mesmo Que Seja Eu, apenas 2 não são feitos com pestana (C7 e Eb7).

Eb e Eb7 são os shapes mais complicados. O primeiro aparece na 3ª casa e é feito com uma meia-pestana. Já o segundo, aparece na 4ª casa e é montado com todos os dedos da mão esquerda (no caso dos destros).

9. Amigo

O primeiro ponto para tocar Amigo é colocar o capotraste na 1ª casa. Desse modo, apenas o F é feito com pestana. Além disso, a sequência em que os acordes aparecem é fácil e conhecida.

10. Gatinha Manhosa

Apenas 3 acordes merecem uma atenção especial em Gatinha Manhosa. São eles C#m e C#m7, por serem feitos com pestana na 4ª casa, e B7 porque todos os dedos são usados.

Por outro lado, há acordes simples também. Am7, por exemplo, é construído usando apenas dois dedos. Já o E7, é feito com apenas um!

Depois dessa lista com as melhores músicas de Erasmo Carlos, que tal compartilhar este artigo com outras pessoas? Como você pode perceber, grande parte das músicas listadas aqui é fácil e divertida de tocar.

Portanto, divulgue para seus amigos e mantenha viva a memória deste monumental músico brasileiro. O gigante gentil deixará saudades, mas suas canções estarão presentes para sempre em nossos corações.

Viva Erasmo Carlos! Viva o Tremendão!

Foto de Pablo Sathler

Pablo Sathler

Contrabaixista com mestrado em Nietzsche. Professor, ouvinte universal e leitor contumaz. Escreve mensalmente na coluna Escambo Sonoro para o Immub e atua como revisor no GESEL da UFRJ.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK